DESCARTE DE LUVAS CONTAMINADAS
O uso, a retirada e o descarte correto das luvas previne que agentes contaminantes se disseminem e afetem trabalhadores, a sociedade e meio ambiente.
Antes do descarte deve-se avaliar a presença de materiais perigosos nas luvas usadas, principalmente quando o seu uso foi para fins de proteção química. As luvas contaminadas por substâncias tóxicas deverão ser embaladas e descartadas em lixo específico, sendo identificadas a classe de risco para a empresa responsável que fará o seu recolhimento e que dará o destino correto a esses resíduos.
Classe de Risco para os EPI´s
Classe 1 : Contaminação no decorrer da sua utilização por exposição a riscos tóxicos, químicos ou patógenos que oferecem riscos biológicos aos indivíduos e de contaminação ao meio ambiente.
Classe 2A : Quando não oferecem riscos diretos e podem reagir com o meio ambiente. Apresentam características semelhantes ao lixo doméstico.
Classe 2B : Contato com resíduos que não provocam contaminação do meio ambiente ou à sociedade, mas que, mesmo assim, precisam ser descartados de maneira adequada, levando em conta que não são bio-degradáveis.